Páginas

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Cinderela


Ontem o dever de casa do Pedro era sobre a Cinderela. Na verdade era uma atividade para reforço de escrita e leitura com base em um conto famoso da Disney. 

Pedro tinha que ler o texto, completar as lacunas, desenhar e escrever trechos que ele lembrasse da história. Então ele me perguntou qual versão deveria usar. Respondi que desconhecia a existência de duas versões da Cinderela e pedi que ele me contasse. Bem, uma delas era padrão e a outra vai me dar pesadelos pelos próximos dias.

A versão escolhida por ele para realizar sua atividade consistia em mutilação de parte dos pés das irmãs más por elas mesmas fazendo com que o príncipe ao ver tanto sangue no sapato de cristal desconfiasse do ato e tivesse certeza de que nenhuma delas era a sua amada. Frustadas e infelizes elas arrancaram seus próprios olhos.

Sem mais.



segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Matemática é vida

Acabei de chegar no trabalho e me deparar com um e-mail da escola do Pedro, que considerei muito interessante e ótimo para uma reflexão geral sobre modelo educacional. 

"Crianças pequenas são investigadores espontâneos que têm curiosidade insaciável e orgulho de suas realizações. Se as encontrarmos onde elas estão e as encorajarmos a pensar de sua própria maneira e relacionar as coisas de seu jeito, ao invés de obrigá-las a dar respostas 'certas', elas vão construir o conhecimento de forma a levar o desenvolvimento até onde for biologicamente possível. O conhecimento que tem sentido para aquele que aprende provavelmente levará a um aprendizado maior. Não se pode esperar que respostas 'corretas' que não têm sentido e não são interessantes resultem em autonomia intelectual e em um desenvolvimento maior."
Constance Kamii e Rheta DeVries 


De fato, Pedro parece estar se divertindo com a proposta.

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Bernardo - O Figura!


Bernardo está com umas tiradas muito engraçadas, que valem ser registradas.

Ele estava no banho com o Pedro e falou para o irmão que estava com vontade de fazer coco. Pedro gritou por ajuda e quando Duda chegou ele de farra disse brincando "Papai, Bernardo ia fazer coco no ralo". Bernardo imediatamente retrucou "não estou achando graça nenhuma, Pedro"

------

Estávamos montando Lego e falei:
- "Bê, me dá aquela peça vermelha?"
- “Vc está me chamando de Bê?”
- "Sim, você não é meu Bê?"
- "Não, sou Bernardo Bassoul Ribeiro"

No dia seguinte...

- "Bê, não faz isso, vai quebrar e te machucar"
- "Você está me chamando de Bê de novo?"
- "Sim, não pode?"
- "Já disse que sou Bernardo Bassoul Ribeiro"

------

Estávamos brincando na sala e Bê correu para o banheiro pois queria fazer coco. Saiu dizendo que queria ir sozinho. Fui atrás e acabei tomando uma bronca "Mamãe, sai, eu disse sozinho."

------

Bê aprendeu a pedalar e está feliz da vida. Mas não alcança muito bem o pedal da bicicleta do irmão. Então pediu "Eu quero uma bicicleta pequenininha igual sou eu."

------

Vovó Soninha estava brincando de super-herói com o pequeno e chamou ele de super-homem. 
- "Você está me chamando de super-homem? Nem pensar! Eu sou o homem-aranha."

------

Poderia passar o dia contando estes causos, que são inúmeros, da nossa figurinha mirim em tempo integral.