Páginas

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Cada um com suas referências

Pedro, como toda criança, está descobrindo o mundo. Na verdade todos nós estamos, mas para as crianças a maioria das coisas ainda é novidade e, por isso, suas referências e associações são muito engraçadas. Com aquela inocência e sinceridade fantástica das crianças, elas associam tudo o que passa à sua frente com a pequena bagagem de vivência que possuem e muitas vezes onde nós, adultos, enxergamos uma coisa, elas acabam enxergando outra totalmente diferente.

No final de semana, por exemplo, fomos almoçar na casa da Vovó Lili e do Dindoboy e o Pedro apagou no caminho e chegou dormindo. Quando acordou, depois dos 30 minutos de mau humor que lhe é peculiar, ele resolveu explorar a casa. Ele já esteve lá algumas vezes, mas agora vê tudo com olhos diferentes e atentos. Então é um tal de:

- Olha isso, um patinho! Ih, outro patinho! Uma girafa!.
- Girafa aonde filho?
- Ali, do lado daquele outro patinho!

Mas o mais engraçado foi quando entramos no escritório e ele viu um globo terrestre. Pedro correu para perto e disse "Olha papai, a bola do Buzz!!!". Sim porque para o Pedro o globo terrestre não representa o planeta em que vivemos, mas sim a bola pesada que cai e rola atrás do Buzz quando o Woody está tentando derrubá-lo atrás do móvel por ciúmes.

Já vimos este desenho juntos um milhão de vezes, mas é claro que eu nunca fiz esta associação ao olhar um globo terrestre. Da mesma maneira o Pedro nunca associou aquela bola gigante e azul ao nosso planeta. Claro que não! Nunca ninguém contou isso para ele! Aí eu fico imaginando o que passava na sua cabeçonazinha quando apontávamos a cidade de Santiago no mapa mundi e falávamos para ele "olha filho, é aqui que a gente vai nas próximas férias". Hein?...

Beijos do papai-duda.

"Por que a mamãe está chamando a bola
do Buzz de globo terrestre?..."

Um comentário: