Páginas

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

A difícil arte de educar

Como já escrevi, Pedro há um bom tempo não fica bem quando chega em locais com muita gente e tende a não falar direito com as pessoas, sendo até mal educado às vezes. Isto me incomoda bastante e temos tentado muda-lo neste sentido.

Sábado, ele acordou pedindo um boneco novo. Então expliquei que só no dia das crianças. Houve negociação e combinamos que eu daria o presente agora, mas que em outubro ele não ganharia nada do papai e da mamãe. Este já seria o presente adiantado.

Como tínhamos um evento de manhã, aproveitei e falei que para ele merecer este adiantamento, ele deveria se comportar e falar direito com todo mundo que estivesse na festa. Ele concordou, mas claro, não cumpriu.

Então, já a caminho do carro na volta para casa, Pedro perguntou se íamos ao shopping e respondi que não. Que ele não havia cumprido a parte dele no acordo. O pequeno se desesperou.

“Mamãe, eu volto e dou beijo.”
“Não amor. Agora não adianta mais, a festa acabou e você já não foi um menino bonito.”
“Mamãe, eu faço uma mágica pra ser um menino bonito.”
“Meu amor, você devia ter feito esta mágica na festa. Agora não dá mais tempo.”

As lágrimas começaram a escorrer sem parar. Meu coração parecia ter parado de tanta tristeza. Como educar é difícil, meu Deus. Mas se não tivesse mantido minha posição, ele certamente não teria aprendido a lição.

Ontem, Pedro acordou dizendo que sabia que não tinha sido um menino bonito e que ele ia falar com todo mundo. Tínhamos um café da manhã com os amiguinhos da escola e realmente o pequeno chegou distribuindo bom dia e sorrisos. Deu beijo na hora de ir embora. Foi mágico mesmo rsrsrsrs


Ganhou o presente de tarde e espero que seja o marco da mudança. Sei que ainda temos um longo caminho pela frente. Mas já foi um começo. 

Aproveitamos para ver as bikes do treino de ciclismo
para olimpíadas passarem!




Nenhum comentário:

Postar um comentário