Páginas

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Escola de pais

A pessoinha mais importante das nossas vidas nasceu no dia 08 de Abril e veio para casa conosco dois dias depois. Naquela quinta-feira saímos de casa como um casal e voltamos domingo como uma familia. Pedrinho já vivia em nosso imaginário e dentro da barriga da mamãe, mas foi no domingo que percebemos que, a partir dali, seria para valer. Temos um filho que neste momento depende totalmente de nós para viver e se desenvolver. Isso sim é uma grande responsabilidade, o resto é mole.

Ao mesmo tempo, criar e conviver com o Pedrinho está sendo uma delícia! Vê-lo dormir bocejando, espreguiçando e se esticando é muito gostoso. Acompanhá-lo fazendo força para abrir os olhos, perceber que seu olhar já deixou de ser perdido e se transformou em um olhar atento aos detalhes que lhe chamam atenção (como uma almofada colorida ou um passarinho de espuma balançando à sua frente) é compensador. Conversar com ele, fazê-lo ninar, dar o banho e até trocar a fralda cheia de coco são momentos especiais que adoramos compartilhar.

Mas a parte do "depende totalmente de nós para viver e desenvolver" é punk. Como estar preparado para isso? Li uns três ou quatro livros, dezenas de artigos e participei de um curso de quatro horas. Quatro horas! Fiquei mais tempo estudando a composição celular da ameba nas aulas de biologia que isso! E olha que a ameba só tem uma célula!

Esta semana, por exemplo, fizemos três descobertas importantes que derrubam qualquer ilusão que pudéssemos ter de que seríamos pais perfeitos. Somos humanos e vamos cometer muito erros com o nosso Pedrinho, o que dá um certo pânico. Descobrimos que o pequeno devia estar sentindo frio durante a noite. Apesar do corpinho ficar quente, ele dorme muito melhor quando aumentamos a temperatura do quarto. Descobrimos, no médico, que ele deveria ter engordado mais do que engordou nestes quinze dias. E descobri de madrugada que eu não estava colocando o Pedro para arrotar direito no meu colo.

Papai e mamãe se sentiram um pouco derrotados estes dias. Será que por mais cuidado, amor, carinho e atenção que demos, deixamos nosso filho passar fome e frio? Como eu disse, pânico. Passada mais uma madrugada com o Pedro mais aquecido, arrotando feito um adolescente e mamando bastante estamos mais tranquilos. Mas continuamos atentos e vigilantes. Como disse a obstetra a Ligia no dia em que deu alta no hospital, "fiquem tranquilos, os filhos sempre sobrevivem aos pais".

Pedrinho, daqui a alguns anos quando você ler este post para a sua terapeuta, pelo menos fique sabendo que estamos fazendo o nosso melhor e tentando compensar qualquer erro com excesso de amor.

Beijos, papai e mamãe (que choram enquanto escrevem este post).

Ele: "Nossa, esta moça é tão linda!"
Ela: "Mas que menino lindo!"

"Vem passarinho, vem!"

"Podemos acabar esta sessão de fotos logo que eu estou com sono!"

"Legal esta almofada!"

Pedrinho (18d) veste body francês e calca do Saara Fashion.

4 comentários:

  1. Puxa vida, amei o post.Chorei de emoção por vocês,e no final dei boas gargalhadas com o Saara Fashion.
    Bjs
    Vovó Soninha

    ResponderExcluir
  2. Só não erra quem não faz nada... beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi!!!
    Primeiro quero pedir mil desculpas por não ter ido ver o pedro lindo e de roupinha nova!!!!
    Mas quero muito e ve-lo de perto!!!!
    Quanto a essa coisa de errar...acreditem!Até hoje minha mãe diz...Meu Deus onde foi que eu errei com essa menina!!!!
    A vida será sempre um aprendizado, do primeiro ao último dia de vida.
    Durante o decorrer da existência, vamos aparando arestas, aqui e eali.
    Erros eventualmente vão acontecer, mas... até onde podemos chamá-los de "erros"?
    Se nos servirem de lição, se aproveitarmos algo bom de cada situação, esse erro pode não ter algo totalmente ruim.
    Não teria então o "erro" a função de nos amadurecer?
    Quem vive "errando" não estaria tentando aprender?
    Não se preocupem...errar faz parte do desenvolvimento...é errando que se aprende!
    Muitos beijos com muito carinho!

    ResponderExcluir
  4. Nossa menina cresceu!Arrasou...
    Bruna botou pra quebrar.
    Esse blog está revelando cada sucesso da família!
    Bjs Vovó Soninha

    ResponderExcluir