Páginas

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Alegria e angústia

Cada mês que passa eu tenho vontade de escrever um novo texto sobre a paternidade. Ser pai é uma aventura e a sensação que eu tenho é justamente que estou navegando cada vez mais profundamente nesta terra desconhecida. Chego ao final de cada dia com uma opinião formada sobre a experiência. Só que os dias passam e a opinião vai mudando.

Ter um filho é ter muita alegria e felicidade todo o tempo! Cada vez que os nossos olhares se cruzam, que ele resolve dar um sorrisinho ou balbucia um som diferente a vida parece já ter valido a pena. Quando me aproximo e sinto o cheirinho dele, fico apaixonado. Quando ele segura com força o meu dedo fico achando que ele não quer que eu me afaste. Enfim, é difícil acreditar que existia vida antes do Pedro.

Mas ter alguém tão importante na sua vida também é muito angustiante. Vivemos com a ilusão de que o nosso pequeno terá apenas experiências boas, dias de prazer e relaxamento e que nada de ruim irá atrapalhar o seu alegre desenvolvimento em direção à vida adulta. Mas como diria Joseph Climber, a vida é uma caixinha de surpresas e nem sempre os dias são só alegria.

Nosso menino, graças à Deus, nunca teve nada realmente grave. Tomamos um sustão com a história da cirurgia de hérnia e acho que ainda estamos um pouco traumatizados, mas além de ter dado tudo certo, sabemos que é uma cirurgia bastante comum e simples. Mas a verdade é que não precisa ser nada grave, sério ou forte para atingir os pais em cheio. Qualquer chorinho, qualquer sofrimentozinho, é capaz de nos derrubar. Porque, como eu disse, estas pequenas angústias não estão em nossos planos de vida perfeita para o nosso filho.

Guigo, por exemplo, está com refluxo. Acho que refluxo em bebê é tão comum quanto pum na terceira idade. Mas há três noites Pedrinho começou com um chorinho enquanto dormia até que acordou gritando como se tivesse tomado uma vacina. Nestas horas a adrenalina do pai vai às alturas e passamos do estado "dormindo" para o "pronto para qualquer guerra" em nanosegundos.

Fomos ao médico, ele passou os remédios que quase todos os filhos dos meus amigos tomaram e nosso menino já dormiu e mamou muito melhor na noite passada. Mas papai e mamãe ainda estão alertas e um pouco angustiados. Além de alegres e apaixonados.

Beijos do pai.




Um comentário:

  1. Pedrinho Lindo!!!Prima Bruna tb tem refluxo!!!
    Super comum nos bebes e nos adultos também!!!
    Nada que algumas horinhas em pé depois de mamar e um travisseirinho anti refluxo que super funciona não resolva!
    Prima Bruna te ama muito e está aqui todos os dias acompanhando suas histórias e experiências!!!
    Beijos com muita saudade

    ResponderExcluir