Com o tempo a criança continua curiosa, mas nem tudo é novidade. A primeira vez que o Pedro viu o peixe de bocão no Jardim Botânico ele ficou impressionadíssimo. Agora ele ainda curte bastante, mas beleza, parece que não tem nada a mais para descobrir sobre o tal peixe de bocão. Até que um dia ele descobre algo novo, é claro.
Mas, sem alongar tanto, acho que uma das melhores coisas que podemos fazer pela educação de nossos filhos é proporcionar, sempre que possível, este encontro com o novo. Deixá-lo explorar, olhar o chão, tocar em coisas novas. Tá bom que não precisa colocar cocô de passarinho na boca, tem um limite é claro. Mas quanto menos limite for possível e (razoavelmente) seguro, melhor.
Então, pensando nisso, convidei o Pedro pela primeira vez para subir o morro que fica atrás da casa em Terê. Pedro já havia subido algumas vezes até o canil, mas nunca tinha passado dali. Provavelmente nunca nem tinha notado que havia mundo após o canil. Mas desta vez eu perguntei se ele não queria subir mais e ele, claro, adorou a ideia.
Foi ótimo porque ele foi olhando tudo e perguntando um monte de coisas. Volta e meia ele soltava uma interjeição de "Hã, o que é isso?!" e abaixava com a cara bem pertinho do chão para olhar uma folha diferente, uma formiga com asas, um pedaço de galho no chão ou um "abacaxi criança" nascendo no meio de "folhas que espetam". Mamãe foi junto e estava preocupada com cobras (tenho certeza que a vovó Sonia, por exemplo, está com vontade de me interditar enquanto lê este post...) mas o Pedro logo disse "não tem problema" e foi subindo com suas botas até onde não dava mais, porque começava a mata fechada.
No final, quando já estava bem lá em cima, de repente ele vira-se e começa a descer o morrão correndo em disparada. Neste momento eu saltei com a agilidade de um elefante descendo uma escada, mas consegui segurar seu braço antes que a corrida virasse cambalhota e a cambalhota virasse sobrevoo. E é nessas horas que eles soltam as pérolas que fazem o susto valer a pena...
Pai: Calma Pedro, calma! Assim você vai cair e se machucar!
Filho: Peraí papai, não tem problema, porque eu sou um escalador!
Beijos do papai-duda
Não foi só o morro que o Pedro resolveu escalar. |
Acho que ele sabia que o vasco ia subir e resolveu subir também... |
Nenhum comentário:
Postar um comentário