Páginas

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

01, o senhor é um fanfarrão

Não vou citar nomes, mas tenho um amigo (ruivo) que é pai de uma princesinha. Desde muito tempo ele já me dizia que quando a sua princesa tivesse seis anos seria ela a cuidar de todo o dinheiro da casa e eles teriam que viver de mesada, com os valores estipulados por ela. De fato a menina sabe mandar. Quando ela mal falava fomos juntos à praia e mostrei a ela como eu sabia mergulhar no mar. Quando voltei ela me olhou e mandou logo:

"Tio Dudu, tchibuuuum!"

Tio Dudu, louco para agradar e conquistar o apreço da menina, voltou correndo para o mar e mergulhou novamente. Quando saiu a menina era só sorrisos. Apontou o mar mais uma vez e... "Tio Dudu, tchibuuuuuum!". Tio Dudu já estava meio cansado, mas não queria desagradar a menina. E lá fui eu para mais um mergulho e fui recompensado com mais sorrisos e "Tio Dudu, tchibuuuuum!". Tio Dudu não é mais uma criança e, malandro, colocou o óculos escuros e disse que não podia mergulhar de óculos.

A menina, então, disse: "Tio Dudu, vem cá...". Foi só eu me aproximar para ela tirar o meu óculos e mandar logo "Tio Dudu, tchibuuuuum!". Desta vez tentei argumentar e até o pai dela tentou me ajudar. Mas ela foi categórica: "Tio Dudu, t-c-h-i-b-uuuuu-m!!!". Quem sou eu para desobedecê-la?

Pois então, seguindo os conselhos deste meu amigo, resolvi ensinar o conceito de autoridade para o Pedro desde que ele estava na barriga. Todas as noites eu conversava com ele através do umbigo da Ligia. Depois que ele nasceu a mesma coisa, falava com ele enquanto dava o leite, falava com ele assim que ele acordava e até dormindo eu explicava a cadeia de comando aqui em casa. Autoridade... este era o conceito.

Pedro entendeu tão bem a lição que em menos de sete meses de vida já manda e desmanda nesta casa. Confesso que esta não era bem a minha intensão, mas o moleque chegou em abril como 03. A linha de autoridade da casa estava bem definida e eu me orgulhava de ser o manda-chuva do bebê... enquanto desempenhava muito bem as minhas funções seguindo as ordens da 01.

Não sei exatamente quando aconteceu a primeira inversão. Quando percebi já estava vestindo o boné com o 03 escrito enquanto o moleque me dava as ordens usando gritos e choros. Mas acho que aconteceu mais ou menos entre a maternidade no humaitá e a nossa casa, quando íamos para casa pela primeira vez com o Pedrinho. Ou seja, lá pela praça Santos Dumont mais ou menos. Como podem ver, a minha autoridade era meio frágil e não durou muito.

Mas até a semana passada eu estava mais ou menos tranquilo porque confiava na autoridade da 01. Quem conhece sabe do que estou falando, não seria fácil dobrar a menina. Sangue árabe misturado com rocha poderosa, capricorniana com ascendente em peixes, o que deve significa mandar na terra e no mar, não deixaria um moleque de poucos centímetros mandar na gente.

Até que recentemente estou me enxugando enquanto escuto mamãe falando firme: "Pedro, não! Eu estou falando sério! Você vai sossegar agora! Eu estou vestindo você e você vai ficar quieto". Com um sorriso no rosto continuei tranquilo no banheiro... até ouvir "Pedro, você está me escutando? Tá bom, tá bom... mamãe coloca você no berço e te veste de bruços...". Pronto, estamos perdidos.

Beijos, 03.



4 comentários:

  1. Hehehe, acho que estão mesmo Dindos, enquanto a mim, mamãe deixa tudo, mais já o papai...ele só sabe dizer uma coisa desde que nasci:
    P O S T U R A ! Não posso chorar que ele vem sério e fala: J O Â O O O P O S T U R A....
    Ai ai, acho que vou gritar meus dindos....

    Abraços saudosos
    João Marcelo

    ResponderExcluir
  2. Esse molequinho já comanda uma família inteira.É mais ou menos assim:
    "Pedro acordou, e aí, sai todo mundo correndo para ver o Pedro.Pedro está com sono, saí todo mundo correndo para não atrapalhar o sono do Pedro.Hora do almoço, pergunto posso servir?Ainda não, Pedro está dormindo, e assim que ele acordar vai tomar um bainho e nós já vamos,o tempo passa e nada,aí eu ligo novamente, Pedro ainda não acordou? Já mãe, mas na hora de sair ele quis fazer cocô.Esse Pedro, não é o 01, ele é o Dom PedroI, o Imperador dessa família. Bjs da Vovó apaixonada

    ResponderExcluir
  3. Mas mamãe ficou bem mais tranquila quando descobriu que não adianta brigar porque "Quando o bebê reage negativamente ao seu comando, não ache que está sendo desobediente ou teimoso - está apenas curioso. A curiosidade é um importante instrumento para o aprendizado e deve ser sempre estimulado. Outra coisa é que a memória dele às vezes só dura alguns segundos. A melhor tática é falar ‘não’ e depois distraí-la com outra atividade.".
    Iupi! Agora é só diversão! Ainda não preciso ser linha dura :-)

    ResponderExcluir