Páginas

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Mãe de primeira viagem

Mesmo tendo minha mãe, sogros, grandes amigos com filhos e minha querida prima Flavia que serve como um verdadeiro oráculo para mim, os questionamentos são frequentes. Algumas vezes recorro a estas pessoas que tanto admiro, mas em tantas outras procuro usar o bom sendo, o que nem sempre funciona.

E neste final de ano ainda tive a voz de outras culturas, o que nos faz pensar ainda mais em nossas atitudes em relação aos filhos.
De qualquer forma, sabemos que não há uma receita de bolo, que cada criança é de um jeito, que não importa quantos filhos você possa ter, você jamais poderá afirmar nada em relação a uma outra criança. Hoje entendo que não existe ninguém com mais experiência com o Pedro do que eu e o Duda, assim como não existiu ninguém com mais experiência do que minha mãe em relação a mim e minha irmã e assim por diante. Mas faz toda a diferença ouvir a todos e extrair o que melhor se encaixa em relação ao Pedro e tudo o que o envolve.

Quando o Pedro fez 1 ano, perguntei ao Dr. Pediatra se precisava continuar esterilizando as mamadeiras e chupetas. Ele disse que não, mas que normalmente não avisa isso às mães pois, ele percebeu ao longo dos anos, elas  só param de esterilizar quando acham que devem. E hoje consigo vislumbrar alguns motivos.
Não chego a ser neurótica com isso até porque, depois que a criança passa a engatinhar, o que está no chão vai pra boca, inclusive suas próprias mãozinhas.  Mas quando você tem ajudantes em casa e ao chegar do trabalho encontra uma colher suja dentro do esterilizador e um pano de chão usado em cima de um arco de cabelo tem a certeza de que não tem como eliminar alguns rituais.

E tantas outras dúvidas preenchem nossos dias! Umas simples: continuo lavando as roupas do Pedro separadas das nossas e com sabão especial? E outras mais complexas: deixamos o Pedro na atual creche-escola até o final ou mudamos quando começar a alfabetização?
O mais interessante e angustiante é que talvez estas dúvidas sejam para sempre. Medo!

Eu ia colocar a foto da colher, mas deu certa eca e
achei que esta seria bem mais legal!!!!!!!!!!



2 comentários:

  1. ... e eu posso garantir, para amenizar as suas dúvidas em relação ao Pedro, de que esta foto é muuuuuito melhor do que a de uma colher!

    ResponderExcluir
  2. Filha, ninguém melhor que você e o Duda sabem o que é melhor para o Pedro.Nós vovós sempre damos "pitaco", isso é coisa de vó mesmo,mas pode ficar muito tranquila, porque Pedro está sendo muito bem criado, é uma criança linda, saudável física e mentalmente.Vocês estão de Parabéns!!!!
    Não sei se nós Vovós faríamos melhor.
    Bjs da vovó, mãe e sogra super orgulhosa dos três.

    ResponderExcluir