Páginas

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Dammit!

Um dos meus divertimentos é ver o Pedro começando a usar palavras e expressões novas. Algumas ele aprende em casa. Bem, confesso que gosto de usar algumas expressões só para vê-lo repetindo depois. Coisa de pai-criança, sabe?

Por exemplo, temos uma brincadeira que é correr atrás do dragão pela casa. Só que o dragão, é claro, não existe. Então sempre que chegamos em um cômodo ele já fugiu pela janela. Ao invés de dizer "bosta, ele já fugiu" ou "droga, ele não está mais aqui", eu falo "dammit!", a expressão em inglês que diz mais ou menos a mesma coisa. E é claro que eu morro de rir quando o Pedro pega emprestado o "dammit!" para outras situações.

Outras expressões ele aprende fora de casa e traz de surpresa para gente. Semana passada, por exemplo, brincando com os carrinhos ele construiu um túnel com caixas e me disse que os carros deviam passar "rápido" pelo túnel. Quando jogou o primeiro e o carro passou direto, ele me lança um "uau, radical!". Não sei de onde vem o "radical", mas alguns eu sei que ele ouviu o primo Iel falando. Pedro já incorporou o "agora já era" e tenho quase certeza que o "ai... todo dia" vem da mesma fonte.

Fora as expressões incorporadas ao vocabulário, tem aquelas palavrinhas que viram mania na boca do moleque. Acreditamos que seja uma fase porque já vimos outras crianças com a mesma mania em um determinado momento. As manias da hora são meleca, cocô, xixi e pum. É isso mesmo. Pedro ainda não aprendeu nenhum palavrão (ou pelo menos ainda não falou nenhum na nossa frente). Então meleca, cocô, xixi e pum são as palavras mais sujas que ele conhece e toda hora ele fala para implicar com quem está ouvindo.

"Filho, o que você quer no seu pãozinho hoje?"
"Meleca!"
"Que isso filho, meleca o quê? Quer requeijão"
"Humm... (fazendo pose de pensando, com a mão no queixo e os olhinhos virados pra cima) ... pão de cocô!"
"Eca filho! Cocô não, quer manteiga"
"Pãozinho de xixi com pum!"

Dá para não rir?

Beijos com meleca do papai-criança.

"Você viu um dagrão passando?"

"Olha a minha espada."

"Vou guardar aqui para pegar o dagrão."

"Será que ele foi pra sala?"

"Shiiii, vamos pegar ele!"

"Dammit, ele fugiu!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário