Esta é uma homenagem à minha avó Jacy que, mesmo não estando entre nós há tanto tempo, é uma presença que sentimos constantemente. Minha avó é uma daquelas pessoas que fazem falta o tempo todo, mas principalmente em eventos importantes da familia, como o nascimento do João Marcelo, a gravidez da Ligia ou a chegada próxima do Pedro.
Na verdade eu poderia fazer um blog inteiro sobre a vovó Jacy, sobre a vó que me buscava no Jardim Musical (minha primeira escola) e pedia "meu netinho, vovó está com a sandália estourada, não posso levar você no colo hoje" mas que dois passos depois me pegava no colo porque eu dizia "vovó, estou com a sandália estourada também. Me leva". Poderia contar sobre as várias férias em que passamos sozinhos com ela em Iguaba, sobre os jogos de buraco, sobre as brincadeiras de playmobil, sobre os almoços de aniversário em que ela cozinhava rabada, feijoada, frango frito, bife para o Nilton, omelete para a Luciana...
Mas hoje escolhi escrever sobre momentos que sempre me vêm à cabeça quando lembro dela. Todo mês minha vó ia buscar o pagamento do Centro da Cidade e isso se tornava um grande evento para mim e minha prima Luciana. Pegávamos o metrô com ela, passávamos para pegar o pagamento e depois lanchávamos no McDonald's. Não parece nada demais com o fast food espalhado pela cidade, mas até hoje o meu McDonald's favorito fica na Avenida Rio Branco e sempre que posso como um lanche lá em homenagem a minha avó.
Para explicar o título deste post, Jacy é uma palavra em Tupi-guarani que significa "lua". E é assim que eu gosto de pensar na minha vó. Como a lua, que está brilhando lá no alto, olhando por todos nós, cuidando da gente e iluminando os nossos caminhos. O Pedro não vai conhecer a bisavó Jacy pessoalmente, mas toda noite quando ele olhar para o céu, entenderá como ela foi importante nas nossas vidas e como é gostoso ser o bisneto da lua.
Beijos emocionados do pai.
Olha só quem está lá trás olhando por nós... |
Vovó Jacy em viagem ao Pantanal |
Linda e emocionante homenagem!!
ResponderExcluirLuiz.
Só peço a Deus que me faça uma vó tão querida para o Pedro como Vovó Jacy foi para vocês.
ResponderExcluirObrigada filho por este post.
Mamãe
Impossível ler e não chorar...
ResponderExcluirSaudade, muita saudade!
*não deveria ter lido no trabalho...
Uma bela homenagem a vovó Jacy, que até hoje, deixa muita saudades. Todos nós, temos boas lembranças dela. Apesar de curtido por apenas 8 anos, posso dizer que ela e Deus foram os principais responsáveis por eu ter vencido a minha pneumonia. E ela lá do outro lado, sabe o que estou falando. Assim como Deus tb sabe. Ela pode não estar presente para ver,de pertinho, o nascimento do João Marcelo, do Pedro, do casamento da Luba entre outras conquistas que nossa família vêm conquistando. Mas tenho absoluta certeza, que ela está orando por todos nós, no lugar que ela está. Que diga-se de passagem, é muito melhor do que o nosso. Fiquei com muita nostalgia dela agora. Acabei de obter boas lembranças. Ganhei o dia.
ResponderExcluirMais uma vez vou tentar escrever um comentário.
ResponderExcluirFilho mais uma dessa e vc nos mata. A emoção foi grande e cheguei a chorAR. oLHA QUE ELA É SOGRA (mentira, nós nos tratavamos como mãe e filho, com todas as brigas e carinhos).
O único comentário que posso fazer é "QUE FALTA VC NOS FAZ.
Beijos Pai
Vovó Jacy deve estar muito feliz com essa homenagem !!!
ResponderExcluir