Acabo de ler um artigo interessante que constatou que os bebês que passeiam fora de casa entre o horário de meio-dia e 16hs, em média, dormem melhor durante a noite. A explicação dos cientistas foi que estes bebês, expostos à luz natural em maior nível que a média, foram mais estimulados a desenvolver o seu "relógio biológico". Em outras palavras, funções como a produção do hormônio melatonina, de grande importância para a regulação do sono, foram incentivadas enquanto a criança ainda era um recém-nascido.
Tudo bem que o estudo foi feito em um país temperado e que, aqui no Rio de Janeiro, é provável que a criança não esteja dormindo, mas sim esteja desmaiada e com insolação, pai estúpido! Mas fica a dica, um passeio pela sombra pode ser uma boa idéia!
Não sei como isso passa na cabeça dos outros pais grávidos, mas é um assunto que tem me preocupado bastante! Hoje acho muito bonitinho quando abraço a Ligia de madrugada e sinto o Pedro dando cambalhotas na barriga da mamãe. Afinal ele dá uma mexidinha, eu dou um sorriso e, como o quarto continua um silêncio acolhedor, volto feliz a dormir em um instante. Alguma coisa me diz que tudo será diferente daqui a uns dois meses...
Este mesmo estudo traz uma informação que é, no mínimo, um grande alento. As crianças, em geral, choram muito mais aos 6 meses que aos 12 meses. A redução é, em média, de 50% no tempo de choro. Estou pensando em transformar esta informação em um cartaz e colar na parede do quarto do Pedro por dois motivos. Em primeiro lugar para que nós, os pais em desespero, possamos nos acalmar sabendo que um dia aquele choro irá melhorar. Em segundo lugar quero que o Pedro vá se acostumando com a idéia de que essa moleza de ficar chorando às três da madrugada tem que acabar!
Mas por que eu estou tão preocupado com isso? Bem, um outro artigo da BBC informa que um terço dos casais que tiveram filho passou a dormir, em média, uma hora e meia a menos por noite. Isso é equivalente a uma noite inteira por semana! Por isso para a maioria dos casais entrevistados, fazer com que o bebê tenha um sono regular é a maior preocupação no primeiro ano do filho. Às vezes os pais acabam recorrendo a algumas soluções... digamos... criativas, como levar o filho para uma volta de carro ou fingir que estão dormindo na esperança de que o bebê resolva imitar o pai. Algumas mães juram que, na verdade, o pai estava fingindo na esperança que ela levante e resolva o problema, mas para isso não há estatística.
Neste meio tempo estou lendo e adorando um livro que ganhei de presente da Bruna, minha priminha que há pouco tempo era um neném e de repente, de uma hora para outra, está de casamento marcado! Bruna nos presenteou com o livro "Os Segredos de uma Encantadora de Bebês", de Tracy Hogg. A autora defende que os pais devem aprender a interpretar o choro de seus filhos e criar uma rotina que seja flexível mas, ao mesmo tempo, mantenha uma certa ordem na vida do bebê. Desta forma, ela diz, os bebês aprendem a dormir por longos períodos durante a noite, sem que sejam necessárias sessões de tortura ou um regime de quartel.
Assim como no curso de pais, parece muito fácil. Vamos esperar dois ou três meses que voltarei a este tema. Pode ser que eu escreva um post alegre, tranquilo e em tom de conquista. Ou pode ser que eu escreva um post em tom de desespero. Aguarde e confie!
Beijos do papai planejador.
Oi Duda!!Quero dizer que todos os dias eu leio este blog e fico muito emocionada com as coisas que você escreve.Fico muito feliz em saber que você está lendo o livro que eu te dei , já compreo o numero 2 para dar de presente para vocês!!
ResponderExcluirEnquanto você lê esses livros de como educar...não se assuste....fique tranquilo!!!
Eu farei questão de ensinar os truqies perfeitos de como ser uma criança levada!!!!!!!!!!!
Como colocar fogo na mesa de presentes do amigo oculto!!!!Coisinhas basicas de uma infancia inesquecivel!!!
Estamos contando os dias para chegada do Pedro!!!
Beijos com carinho
Bru