Páginas

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Minhocando

Os bebês têm vários marcos de desenvolvimento conhecidos. Começa com coisas simples como fixar o olhar, depois passam para o sorriso, rolar, sentar, engatinhar e tomar o primeiro porre. Cada etapa desta evolução de bebê para criança é efusivamente comemorada e festejada pelos pais como se seus filhos fossem gênios.

Já me ouvi dizendo coisas do tipo "é lindo quando ele boceja!" ou "Pedro já consegue colocar as mãos na cabeça!". Confesso que me censuro para não dizer que "se ele continuar assim vai acabar virando atração principal do Cirque Du Soleil ou presidente de alguma grande multi-nacional".

Há poucos dias ele conseguiu colocar os pés na boca. A primeira vez que vi um bebê fazendo isso achei aquilo incrível! Além de ficar imaginando em que momento perdemos esta útil habilidade, perguntei aos pais como aquela criança havia descoberto a posição. Acabei com cara de otário quando me disseram que é super comum, todo bebê faz isso em algum momento.

Mas esta semana a grande novidade do Pedro é que ele começou a minhocar! Ele ainda não sabe sentar sozinho e está razoavelmente longe de engatinhar. Mas isso não o impede de se locomover no berço. Quando colocamos o moleque em um canto e ele resolve ir buscar o brinquedo que está no canto oposto é muito legal e engraçado.

O garoto é determinado e começa tentando levantar e sair andando, coisa que naturalmente sua coluna e pernas ainda não estão prontas. Um pouco indignado com esta incapacidade, ele se coloca de bruços e fica encarando o brinquedo e esbravejando para ver se ele vem sozinho. Como o brinquedo não se mexe, o moleque começa o processo.

Empurra as perninhas para trás, estica o corpo e se aproxima alguns centímetros. Resolve então virar de barriga para cima e com isso rola mais para perto do objetivo. Barriga para baixo novamente, às vezes o tiro sai pela culatra e, ao invés de se aproximar, ele se afasta. Mas continua seus trabalhos e de um jeito ou de outro acaba chegando ao destino. Feliz e exausto, pega o brinquedo e invariávelmente leva à boca.

Se continuar assim, vai ser maratonista. Bolt que se cuide!

Beijos do pai orgulhoso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário