Páginas

sábado, 23 de julho de 2011

Prima portuguesa

Hoje acontece em Portugal o evento mais importante do ano. Pelo menos para a nossa família. Tia Luba, prima do papai, vai casar com o tio João lá em Cascais. A tia Luba é a prima-irmã-mais-velha do papai. Somos irmãos de pais diferentes, mas passamos nossa infância e adolescência tão grudados como se fôssemos irmãos mesmo.

Nossa relação de primos-irmãos sempre foi completa. Nos amamos muito, brincamos muito e brigamos bastante também. Passávamos as férias juntos em Iguaba, brincávamos de cabana na casa da vovó Jacy, de príncipe e princesa na casa da vovó Edith, de passar trote telefônico da casa de nossos pais e até de chuva de c... bem, deixa para lá, que era coisa de criança.

Mas aí o tempo passou, nós crescemos e a Luba inventou de morar em NY por uns anos. Depois se mudou para Portugal. Mesmo assim continuamos nos encontrando bastante. Eu e Li fomos para sua casa em NY duas vezes, viajamos com ela para as Ilhas Virgens Americanas, comemoramos seus 30 anos na Costa Rica, enchemos a cara de Tuborg na Dinamarca, invadimos igrejas na Noruega... sem contar nossas sessões de terapia de grupo nas praias do Rio de Janeiro. Ou de Porto de Galinhas. Enfim, mesmo morando longe, continuamos conectados e sempre que nos encontramos parece que estivemos juntos na semana passada.

Pois hoje é um dos dias mais importantes de sua vida e nós não estaremos lá participando porque decidimos que o Pedrinho era muito novo para enfrentar todo o trâmite de aeroportos e uma viagem de nove horas de avião. Tomamos esta decisão durante a gravidez da Li e hoje percebo que ela foi acertada. Por mais tranquilo que o guri seja, seria uma agressão muito grande ao seu pequeno organismo.

Mas isso não me impede de ficar triste por não estar lá. É também a constatação explícita de que um outro ser-humanozinho roubou toda a importância que nós tínhamos em nossa vida. Ter um filho é entender que uma outra pessoa passou a ser mais importante para você do que você mesmo. É olhar para fora quando pensa em você. E é ficar satisfeito com isso.

Mas não era para ser sobre isso este post (textos às vezes são muito teimosos. Queremos seguir um caminho e eles tomam outro rumo. Quase como um filho adolescente!). Este post era para dizer que muito provavelmente logo após o casamento, em pouco tempo, esta união dará frutos. Uma priminha ou um priminho português para o Pedro será encomendado. E aí papai, mamãe, tia Luba e tio João farão força para construir uma nova relação de primos-irmãos. Que apesar de morarem em continentes separados, estejam conectados para o resto da vida.

A turminha já está crescendo e já posso imaginar nas férias o carro lotado com a criançada fazendo bagunça no banco de trás. Rafa, João Marcelo, Pedro e o priminho português (ou a primiminha portuguesa). Para acalmar o povo, papai terá que suar, cantar e contar piadas. Tipo "era uma vez um Norueguês chamado Manoel...".

Felicidades aos novo casal.

As noivinhas do ano. No final do ano tem mais...

Farofada em Cascais?

"Quem vai assoviar para mim?...

3 comentários:

  1. ... e hoje, além dos muuuuuitos beijinhos que eu mando pro Pedrinho, pego uma carona aqui para mandar um beijo e desejar um mundão de felicidades para a prima Luba e o seu - provavelmente a essa hora já - marido!

    ResponderExcluir
  2. beijos na Luba! felicidades.
    E, querido Duda, seu parágrafo, o quinto, sobre o ser humanozinho que toma conta de nossas vidas, foi perfeito. sua palavras são sempre sábias, com os sarcamos, brincadeiras, mas sábias, e estas, em especial, foram perfeitas! Eles passam a ser a razão de nossa vida, e dão o rumo... tão pequenos e já 'dominam'... bjs em vcs! e salve salve luba e joão!
    Flávia

    ResponderExcluir
  3. Pedro querido, ainda não nos conhecemos pessoalmente mas , em breve, estaremos todos juntos. Já casamos, fomos para o Dubai e Maldivas na lua de mel e já regressamos!! Tudo isso com a Leonor/ ou Santiago, sua prima ou primo, na barriga! A Tia Luba está grávida e o Pedro, logo logo terá mais um/uma para fazer uma mega farra!! sentimos muuuuito a sua falta por aqui e dos seus pais também mas sabemos que viajar de avião não é fácil e ainda mais ter que cruzar o oceano...mas você está no nosso coração! vou mandando notícias aqui do serziho que está na minha barriga...que já enorme! mandarei fotos também, ok? o Tio João também manda muitos beijos!!!

    ResponderExcluir