Por conta disso passamos a ver com detalhes vários desenhos, tanto os que passam na TV a cabo, quanto os da coleção de DVD que o Pedro já acumulou. Se antes eu já era fã das novas e antigas animações, hoje posso afirmar que conheço cada detalhe, cena e diálogo da maioria delas. Apesar de todos serem muito legais, confesso que olhando com mais atenção fiquei assustado com o tanto de tragédia que têm em seus argumentos. E olha que temos o maior cuidado com o que escolhemos para o Pedro assistir!
Mas vejam só que coisa estranha. E aqui, atenção, começa a zona de spoilers. Como vou comentar os desenhos, se você não quiser descobrir o que acontece e prefere esperar que o seu próprio filho lhe apresente estas estórias, por favor, pare de ler aqui e pode pular direto para a foto que tem no final do post. Mas se você não se importa, então vamos lá...
Tem certeza? Não quero estragar a graça de ninguém...
Mesmo? Então vamos lá... spoilers à frente...
Procurando Nemo: as primeiras cenas mostram um casal de peixes palhaço felizes em sua nova casa-anêmona cuidando de centenas de filhotinhos seus que se desenvolviam em ovinhos quando, de repente, um peixe feio aparece. A cena não é explicita, mas morre a mãe e quase todos os filhotes! Sobra só o ovinho do Nemo, que foi danificado mas ficou ali, largado no cantinho. Mensagem: crianças, cuidado que os peixes feios podem matar sua mãe e irmãos.
Rei Leão: nasce o leoãozinho Simba, filho do rei. Quase todos estão felizes e em festa, mas um leão mal, que por acado é o irmão do rei e tio do Simba, deseja roubar o trono. Para isso ele monta uma armadilha que acaba matando o leão pai. Sério, esta cena é muito tensa. Sempre que Pedro a assiste eu fico repetindo que "o leão grande está dormindo". Mensagem: se não for o peixe, o leão-malvado pode matar o seu pai.
Era do Gelo: tigres famintos e que estão em busca de vingança atacam uma aldeia para raptar e devorar um bebê. A mãe, desesperada para salvar seu filho, pula de uma cachoeira com ele no colo. No rio consegue que o mamute salve seu bebê, mas para ela já é tarde demais. Mensagem: se o peixe-feio não matar a sua mãe, o leão-mal não matar o seu pai e os tigres não pegarem você, mamãe morrerá afogada e você terá que viver com um mamute.
Depois disso, o pessoal coloca a culpa da violência nos jogos eletrônicos. Quando o Pedro joga, os únicos que morrem são os zumbis...
Beijos do papai-duda
Vovó Lili também chora nesses desenhos :(
ResponderExcluirE eu ainda não cantei as músicas da Vovó Mariquinha.
ResponderExcluir"Tinha dezoito anos..."
Realmente na minha época os desenhos eram mais leves. À exceção do rato da 'Dama e o Vagabundo', ninguém morria. A pessoa podia dormir por um longo período ou ficar presa até seus cabelos cresceram a ponto de salvá-la, e nem a bruxa má se dava tão mal assim. Mas, em uma época onde as pessoas se orgulham de ter mini-adultos em casa, negligenciam o tempo de brincar, sobrecarregam seus filhos com cobranças e compromissos sem fim e não valorizam a imaginação, até Disney teve que se adaptar um pouquinho para não se tornar démodé.
ResponderExcluir